Quiroprata x osteopata: conheça a diferença

            Diferentes especialidades, ambas popularmente lembradas pelos ‘crecs’ e colocar ossos ‘no lugar’. A quiropraxia e osteopatia ainda são confudidas e/ou mal interpretadas, por isso hoje vamos te contar a quê se propõe cada uma, diferenças e quando procurá-las.

            A osteopatia é uma especialidade da fisioterapia. Com um olhar sistêmico, utiliza uma abordagem manual para fazer liberação de movimentos, fáscias, articulações e vísceras (dos órgãos internos). A técnica é aplicada e promove uma melhora geral da pessoa. É indicada para dores em geral (na lombar, cabeça e por lesões), casos de lesões na coluna, hérnias de disco, cólicas menstruais e outras.

            Uma característica importante é que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) regulamentou o exercício desta especialidade, que é executada especificamente por fisioterapeutas. Desde então, tem sido cada vez mais difundida e conhecida pelos brasileiros.

            Já a quiropraxia é uma figura recente, em relação à nosso país. Também ligada a saúde, segundo a Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ) se dedica “ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-músculo-esquelético” e no que impactam sobre a saúde em geral. Para isso, são usadas técnicas manuais que visam ajustar o sistema articular.

No Brasil, existe como profissão desde 1992, ficando a ressalva que internacionalmente sua regulação, crescimento e atuação é diferente. Destaca-se que a Organização Mundial da Saúde (OMS) também a reconhece.

Colocadas lado a lado, é possível observar similaridades na atuação, ainda que os profissionais envolvidos tenham formações superiores diferentes – um em Fisioterapia e posterior aprofundamento na osteopatia e outro com curso superior em Quiropraxia.

De modo geral, para diferenciar, pode-se colocar a quiropraxia mais preocupada com as articulações de membros superiores, inferiores e coluna vertebral. Já a osteopatia amplia a atuação com seu arsenal de técnicas de tratamento, conseguindo tratar alterações do Sistema Nervoso Autônomo, vísceras e além. Com isso, consegue tratar de causa de doenças bem como de um roll maior de problemas.

Fonte: Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO)

Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ)