Por que o metabolismo basal é importante? Veja o que ele representa
Seu cérebro pensando, coração bombeando sangue, o rim filtrando todos os líquidos. Nosso organismo, para seu funcionamento perfeito, precisa gastar energia em cada uma dessas funções. A taxa metabólica basal (TMB) é justamente a quantia necessária de calorias para mantermos as funções vitais do organismo durante o dia, quando estamos em repouso.
Este número varia de pessoa para pessoa. Muda em função da idade, sexo e características genéticas. Assim, cada um tem uma quantidade necessária específica para manter tudo funcionando em ordem. E este tanto de energia vem a partir de nossa alimentação, que usa as calorias ingeridas para – além de toda a demanda extra do cotidiano – manter as funções vitais.
Saber este número é importante para estabelecer, somando às práticas físicas, qual é o seu gasto energético. Este valor é encontrado com a adição de sua taxa metabólica basal com toda a energia gasta nas demais atividades físicas – levantar, trabalhar, escovar os dentes, ir à academia. Em conjunto, servem como ferramenta que também pode ajudar nos planejamentos alimentares, já que a partir do seu resultado é possível estabelecer quantidades e necessidades de ingestão calóricas diárias.
Em geral, temos o gasto dividido em 70% para TMB e 30% para atividades do dia a dia. Ou seja, ser ativo não interfere na sua taxa metabólica basal, mas influencia no gasto energético total, que, consequentemente, aumenta ou diminui os valores de calorias necessárias para manutenção, aumento ou perda de peso.
Este cálculo pode te lembrar do IMC – Índice de Massa Corpórea, cujo cálculo tem se popularizado para, grosso modo, estabelecer o peso ideal de cada pessoa, a partir de sua altura e peso. No caso da TMB o cálculo é mais complexo (mas você encontra calculadoras online!) e levam em conta idade, peso, altura e um valor fixo estabelecido.