Para a saúde, é importante passar a roupa?
Passar a roupa antes de usá-la frequentemente é motivo de cabelos em pé e sinônimo de serviço pouco desejado. Seja você do grupo de pessoas que considera este passo na organização do vestuário imprescindível do ponto de vista estético ou não, mas, e se pensarmos do ponto de vista da saúde: ele cumpre alguma função?
A resposta é sim. Para além de desamarrotar, submeter o tecido a altas temperaturas ajuda a eliminar fungos, bactérias, ácaros e outros microrganismos. O processo de lavagem já começa a eliminá-los e o ferro finaliza com os que resistiram. Até porque, quando penduradas no varal, se abre nova oportunidade para que os bichinhos se depositem nas roupas.
De modo geral, a lavagem normal já dá conta do recado e, se você quiser, tá tudo certo pular a etapa do ferro. Aí vai do bom senso. Tem quem considere fatores como o local onde mora – como na zona rural, por exemplo, que tende a ter mais aranhas e mosquitos – ou se coloca as roupas para secarem em local fechado.
Além disso, para algumas peças você deve olhar com mais carinho. É o caso das roupas de bebê (que vão ter contato direto com a pele sensível e que tem o sistema imunológico em formação) e das roupas íntimas (com atenção para as áreas que têm contato direto com os órgãos sexuais).
Se no fim das contas a decisão foi por passar a roupa, deixamos uma dica extra. Para evitar que esta atividade cotidiana influencie em possíveis dores na coluna, é importante utilizar uma superfície que esteja entre a altura da sua cintura e quadril, fazer pausas a cada 1 hora e preferir um ferro leve e de fácil manuseio.