No final da gestação, yoga para casais é opção para colaborar na preparação do parto

Buscando a conexão entre corpo e mente, para alcançar este objetivo o yoga usa posturas e respirações. Na versão Yoga para casais gestantes – praticada no último trimestre da gestação – acrescenta-se como benefício uma preparação para o momento do parto.

 Feita em dupla, quem deve fazer par com a grávida é a pessoa que irá acompanhá-la durante o parto, seja natural ou cesariano. Então pode ser uma amiga, companheiro, mãe, namorado… não importa! A escolha deve ser da gestante, pensando no suporte que deseja durante a vinda do bebê ao Mundo.

O objetivo é convidar esta dupla que vai assistir ao parto para saber o que cada um pode fazer e que é benéfico para o momento, estimulando uma progressão positiva. “A pessoa grávida que pratica yoga vai para um lugar de autoconhecimento, tranquilidade, muitas vezes aceitar que o andamento do parto pode ter diversos desdobramentos que estão além do nosso controle”, reflete a instrutora de yoga e doula Karine Alves.

Para conhecer –> Na parte física, o yoga tem a proposta de exercício para uma vida saudável, promovendo o fortalecimento do corpo, flexibilidade dos músculos, equilíbrio e mobilidade das articulações. No campo mental, busca o autoconhecimento. Para isso, utiliza diversas posturas, respirações conscientes e mantras, realizadas ao longo da aula.

O yoga, em si, pode ser praticado pela grávida durante toda a gravidez (o seu instrutor vai conduzir as restrições necessárias neste período).

            No Yoga para casais gestantes, como são duas pessoas trabalhando em conjunto, uma das diferenças é a preferência por posturas em que um possa apoiar o outro. É o caso do agachamento, por exemplo. Pensando no favorecimento do momento de parto, são incluídas especialmente posições verticalizadas, que melhoram a mobilidade e restrição. Pela mesma razão, outra escolha é a postura em quatro apoios.

            Fases da aula

O yoga ajuda no relaxamento, sensação de bem-estar, centramento e, como consequência, diminui a ansiedade. “O autoconhecimento do corpo é uma ferramenta aliada da pessoa grávida o tempo todo. A respiração é sua amiga, vai pegar na sua mão e te ajudar a atravessar qualquer fase da vida, além do parto”, explica Karine.

Nesta versão, a aula começa justamente pelas posturas, respirações e mantras, promovendo tranquilidade e prazer para o momento do parto. Na sequência, são explicadas as fases do trabalho de parto, desde o primeiro sinal até o bebê nascer, quais hormônios estão envolvidos, como se desenrola e ferramentas que podem ser úteis. É um preparo para gestante e acompanhante sobre o que esperar e como agir.

A finalização é com a visualização de uma possível escolha da posição do expulsivo (quando a gestante se imagina em diferentes posições para o nascimento). É um momento para sentir, imaginar e refletir. Além disso, de posicionar onde acompanhante ficará.  

Fonte: Karine Alves, doula e instrutora de yoga