Exercício físico no frio é benéfico; veja dicas para dias gelados

A disciplina da prática de atividades físicas deve acontecer durante o ano todo. Acontece que quando o tempo dá aquela esfriadinha, a preguiça e outras dificuldades podem aparecer de maneira mais acentuada. De fato, o frio demanda alguns cuidados, mas tudo possível de por em ação hoje mesmo.

            Já para adiantar o assunto: no frio gastamos mais calorias, e isso por si só pode ser um estímulo a mais para começar e/ou continuar no ritmo. Isso acontece devido a necessidade do nosso corpo de mais energia para manter sua temperatura corporal ideal, aumentando o seu metabolismo.

Além do mais, principalmente para a galera que sua bastante, o treino no frio pode ser mais agradável, uma vez que o corpo se esquente. E, claro, a necessidade de hidratação permanece: não esqueça da garrafinha de água, mesmo que neste período sinta menos sede.

            Um primeiro cuidado são as roupas escolhidas para cada atividade. Especialmente nas práticas ao ar livre é necessário optar por tecidos adequados (que ao mesmo tempo garantam a flexibilidade necessária aliados ao calor),  como mangas longas, calças e, quando no frio acentuado, luvas e gorros. Usar sobreposição é interessante, para que você consiga tirar peças conforme o corpo aquece e se torne necessário.

            Nos voltando para a realização propriamente dita, fica a dica: dê aquela caprichada no alongamento e aquecimento. Essa parte já faz parte do treino, mas em dias frios, nossos músculos tendem a se manter mais contraídos, aumentando o risco de lesão e por isso, esta etapa precisa ser reforçada. Também, o aquecimento bem feito garante o rendimento durante a prática.

            Se entrar em uma piscina para fazer natação ou caminhadas ao ar livre são menos encorajadoras para você, talvez seja a hora de explorar novas modalidades. Práticas in door (dentro de locais fechados) e exercícios aeróbicos tem potencial interessante nestes casos. Ainda, ter um parceiro que o motive a sair debaixo das cobertas pode ser o segredo de não pular os treinos – e, verdade seja dita, esta dica pode ser aplicada para qualquer temperatura!