Celulite: hábitos saudáveis ajudam a diminuir problema
Buraquinhos – por vezes incômodos – na barriga, pernas e bumbum. A celulite é daqueles inimigos declarados, especialmente das mulheres, causado por acúmulo de gordura e líquidos. Estudos apontam que mais de 90% delas terão celulite em algum momento da vida. Sem solução mágica, uma das principais maneiras de combatê-las é adotando hábitos saudáveis de estilo de vida.
De maneira geral, se resume a um depósito de gordura sob a pele, a lipodiastrofia ginóide e se classifica em 4 estágios. O aspecto ondulado da pele, que pode se instalar em diferentes regiões do corpo, não tem sua origem exatamente determinada, estando ligada a aspectos estruturais, circulatórios, hormonais e inflamatórios. Ainda que não seja um doença propriamente dita, gera incômodo e pode impactar na autoimagem.
Fatores como genética, gênero, idade, estresse, falta de atividade física, sobrepeso, medicamentos, tabagismo e maus hábitos alimentares influenciam no seu aparecimento. E dando uma olhada nos agravantes é que se entende que adotar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios regularmente são boas influências para evitar/diminuir as celulites.
O indicado é a escolha de alimentos naturais e minimamente processados; diminuir o consumo de gorduras, sal e açúcar; investir em alimentos ricos em fibras, que favorecem o bom funcionamento do intestino; manter a hidratação corporal, ingerindo a quantidade de água recomendada; perder e/ou controlar o peso corporal e procurar realizar atividades físicas.
Outros tratamentos estéticos que podem ajudam a reduzir atuando na gordura localizada são a radiofrequência, laser e LED de luz infravermelha, isolados ou combinados, conforme cada caso e indicação. Já para quem tem dificuldade de circulação, a drenagem linfática também colabora para diminuir o aspecto da celulite.
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, Ministério da Saúde