Conheça 5 características do óleo de coco (que vão além da alimentação!)
O coco é um produto bastante presente no dia a dia dos brasileiros. É utilizado na sua versão verde – com a tão adorada água de coco – e seca, quando se utiliza a carne do coco. E ainda temos derivados, como o leite e o óleo. Este último, por sua vez, tem usos desde a culinária até na estética.
O óleo de coco é extraído da polpa do coco fresco e maduro. Por não ser submetido a altas temperaturas e nem perder nutrientes, a versão extra virgem é a que traz consigo mais benefícios. Sua composição é, em essência, mais de 80% de gorduras saturadas.
Fica a ressalva que ele deve ser inserido dentro de um contexto de dieta equilibrada e não deve ser usado exclusivamente em detrimento de outras gorduras, salvo sob indicação de especialista.
1 – Use para fritar e reforgar alimentos. E este é o uso mais básico, já que só é necessário substituir a gordura que você já utiliza normalmente. Pode ser usado também para temperar saladas. Por se tratar de um óleo, é importante maneirar na quantidade e evitar o excesso de calorias.
2 – Mesmo em receitas doces, ele é uma ótima opção. Vale a pena experimentar receitas de tortas e bolos usando o óleo de coco. Por ter sabor levemente adocicado, é um ingrediente que traz um toque especial à confeitaria.
3 – Use como hidratante. Quem aprecia cosméticos naturais e caseiros (ou mesmo tem alergia a componentes de cremes) pode se beneficiar de seu uso como hidratante. E funciona tanto em máscaras caseiras para o cabelo (inclusive associado à outros produtos, para fortalecimento dos fios); máscaras faciais, hidratante corporal e labial.
4 – Resistente ao calor. Diferente de outras gorduras vegetais, é resistente ao calor. Por isso, é mais estável à oxidação em altas temperaturas, produzindo menos radicais livres. Isto também significa que consegue manter suas propriedades.
5 – Dá energia. Como pré-treino (sozinho ou misturado com café, por exemplo) fornece aquele pico de energia para realizar exercícios.