Parto normal x Parto humanizado: entenda do que se trata
Quando você pensa em parto, qual imagem vem à sua cabeça: uma cirurgia cesariana, alguém gritando e sofrendo deitada em uma cama, um parto normal em casa, ou outra possibilidade? Apesar de todos termos nascido (afinal, estamos aqui!) ainda assim temos dificuldade de falar e normalizar o assunto. Leia mais e entenda o que é e a diferença entre um parto normal e um parto humanizado.
Neste sentido, alguns termos tem se popularizado, e um deles é o parto humanizado. Ele é aquele realizado com respeito à mulher e bebê. É uma postura diante do parto, que valoriza e respeita os saberes daquela mulher, dando informação, possibilidades, medidas de alívio de dor para que cheguem a um parto adequado. Para isso, a via de parto não importa. Ou seja, um parto humanizado pode ser desde um cesáreo (quando necessário) ou normal. O mais importante é a postura e atitude das equipes e hospital diante do acontecimento.
Nos últimos anos diversas ações (como instituir casas de parto, programas de parto humanizado e permitir a figura das doulas nos hospitais) tem chamado atenção para este tipo de parto, em especial em oposição pelo alarmante número de cesáreas desnecessárias pelo Mundo. A Organização Mundial da Saúde indica um ideal entre 10 e 15% , porém, o Brasil apresenta uma das maiores taxas do Mundo, que fica acima de 50%.
“Qualquer parto pode ser humanizado. O foco é que a mulher tenha uma experiência satisfatória e feliz, respeitando sua individualidade”, reforça a doula Mônica Balsano. Um dos pilares é combater a violência obstétrica – como intervenções e procedimentos desnecessários, xingamentos e menosprezo.
Já o termo parto normal reflete apenas a via de parto, que é a vaginal. Mas ele pode ser humanizado ou não. E agora ficou fácil: parto normal é uma das formas de nascer (que também pode ser cesáreo), já o parto humanizado é um entendimento e postura respeitosa diante do parto, seja ele por qual via.
Fonte: Mônica Balsano, doula