Olheira: veja as causas e o que pode amenizá-las
Tem quem se incomode, aqueles que acham um charme e aqueles que estão em pé de guerra constante contra as olheiras. Não tem muito como esconder, né? As marquinhas escuras e arroxeadas embaixo dos olhos denunciam o cansaço, falta de sono e mesmo momentos de doença.
Elas podem aparecer por diferentes causas. Excesso de exposição solar, inchaço na região dos olhos; afinamento da pele dos olhos e muita vascularização; muita melanina; fatores genéticos e o próprio envelhecimento. Conforme o motivo, a indicação de tratamento se altera.
Para saber → Se dividem entre as olheiras vasculares (que aparecem pela má circulação); olheira pigmentada (devido ao excesso de melanina que acontece por exposição solar, hereditariedade ou inflamações); olheira profunda (em pessoas com o globo ocular mais fundo) e as olheiras de envelhecimento (flacidez da pálpebra dá a sensação que a região está escura).
Por si só, não são consideradas uma doença específica, no entanto, algumas situações aumentam sua profundidade e abatimento. Para tratá-las, é importante cuidar de toda a região dos olhos, amenizando o aspecto e melhorando a pele.
Alguns tratamentos indicados são o preenchimento com ácido hialurônico; procedimentos com laser e luz pulsada; peelings e microagulhamento. O seu dermatologista ou esteticista de confiança, depois de avaliação, vai poder indicar os melhores caminhos. Em casa mesmo, você pode usar rodelas de pepino sob os olhos, chá de camomila e compressas frias. Ainda que não exista cura para a condição, ela pode ser melhorada.
Já para prevenir o aparecimento você pode começar adotando hábitos saudáveis. Em especial, melhorar sua qualidade do sono, evitar exposição excessiva ao sol, maneirar no consumo de álcool e cigarro, reduzir o estresse, manter uma alimentação balanceada e saudável. Tudo isso lembrando de sempre remover adequadamente a maquiagem dos olhos e evitar coçá-los frequentemente.