Deu sono depois de comer? É seu organismo trabalhando
Depois de um almoço caprichado, bateu aquele sono! Quem nunca? Mas fica tranquilo que é tudo normal, é só um sinal do seu organismo trabalhando. Se você não tem tempo de adotar um cochilo depois da refeição, então entenda a explicação fisiológica do efeito e como não aumentá-lo.
A lógica é simples: você acabou de colocar uma grande quantidade de comida que precisa ser digerida. Seu corpo, inteligente que só, aumenta o fluxo sanguíneo na região do intestino e estômago, para ajudar em todo o processo de digestão. Mas esse sangue não vem do nada. Para que isso ocorra, o sistema nervoso fica menos irrigado.
Menos sangue significa menos oxigênio sendo transportado. Como consequência da menor oxigenação no cérebro, são menos sinais de alerta enviados, levando a estados de sonolência e relaxamento.
Uma maneira de evitar um efeito mais intenso é pensar no que comemos. E oh, a análise é simples, afinal, ingerir uma maçã versus um pratão de feijoada, com todos os complementos possíveis, é fácil entender que duas refeições tão diferentes vão demandar trabalhos distintos do organismo. Por isso, se você não pode ou quer tirar uma sonequinha depois do almoço, uma dica é comer moderadamente e procurar incluir alimentos que tenham fibra – além de outras coisas, a fibra aumenta a sensação de saciedade e ajuda a consumir menos comida nas refeições.