Antes de consumir, frutas e verduras precisam de higienização adequada
Lavar direitinho frutas e verduras antes do consumo é algo até instintivo, e depois da Pandemia de Covid-19 se tornou mais lembrado ainda. Mas, e como deve ser esta higienização? Precisa ser feita mesmo nos casos em que vou tirar a casca? Tem que deixar de molho?
No fim das contas, cada produto tem uma demanda. Para começar, vale entender que a atitude evita a proliferação de vírus e bactérias, e ainda ajuda na eliminação de agrotóxicos e pesticidas nos alimentos. E isso evita dor de barriga, diarreia, intoxicação alimentar e mal-estares.
Antes da limpeza, se certifique de também estar com as mãos limpas, evitando contaminação. Na sequência, use uma esponja ou escova macia (reservada para este fim) e água para retirar a sujeira mais grossa. No processo, já descarte folhas ruins e podres. Nos alimentos que são consumidos crus e com casca, capriche ainda mais.
Verduras com casca e frutas vão para o molho. Para cada 1 litro de água, use 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio ou de água sanitário, por cerca de 15 minutos. Se for usar algum produto específico para este fim, siga as instruções de uso. Depois, enxágue tudo com água potável.
Aqui a gente pode misturar todos eles, o que não pode é conservá-los junto com outros alimentos não-higienizados, porque a contaminação volta a ocorrer. Então, na hora de guardar, já reserva um espaço para os itens já higienizados. Ah, e aquilo que vai ser cozinhado por passar apenas pela fase da escova e água (o calor vai se responsabilizar de matar microrganismos nocivos à saúde).
Para tirar o agrotóxico, a coisa já muda de figura. Infelizmente, aquilo que está dentro do alimento não é possível retirar. O que está na casca, no entanto, pode ser eliminado em até 90%.