Imposição de mãos do reiki canaliza energia para cura e equilíbrio; conheça mais sobre a técnica

Algo que qualquer um pode aprender a fazer; pode ser aplicado em qualquer idade, para todas as pessoas e continuamente: totalmente sem contraindicação. Assim é a técnica do Reiki, que utiliza a energia vital universal para proporcionar mais equilíbrio em quem a recebe. Leia mais e conheça:

            O Reiki é uma técnica terapêutica japonesa (o nome significa energia vital universal) e é cada vez mais conhecida no Brasil. Busca a harmonização através da imposição de mãos (que nada mais é colocação de ambas as mãos do terapeuta ligeiramente acima da área de atenção), utilizando um terapeuta como canal. Segundo o Instituto Reikeano, “se baseia na filosofia de que Reiki é uma energia vital invisível que flui através de nós. Além disso, o  nível do nosso Reiki define a situação energética do nosso corpo: quando em alto nível, nós ficamos saudáveis e felizes; quando em baixo, ficamos estressados e predispostos a doenças”.

            Este alinhamento energético trata de aspectos físicos, mentais e espirituais, também podendo ser associada a outros tratamentos para potencializá-los e complementá-los. As sessões podem ser feitas sem intervalo, conforme desejo e necessidade da pessoa, com cada encontro durando em média 1 hora. E mais, podem ser feitas in loco ou a distância.

            E como é a sessão?

            Cada profissional tem suas particularidades, mas a técnica segue um roteiro. O primeiro passo é terapeuta e paciente se conhecerem, com a avaliação de sintomas, queixas e objetivos ao procurar o reiki.

            A imposição de mãos pode ser feita em qualquer posição: sentado, em pé ou deitado. Um relaxamento é conduzido, diminuindo a ansiedade, acalmando e harmonizando terapeuta e paciente. Tendo permissão, começa-se a imposição pelo 1º chacra – que são 7 pontos de força no corpo. São entre cerca de 3 a 7 minutos em cada ponto, conforme a necessidade sentida.

            Os benefícios são diversos e variam de pessoa pra pessoa, mas um dos primeiros que aparece é a melhora na qualidade do sono do indivíduo. “Eu falo que é uma energia acolhedora, amorosa. E este amor, qualquer um pode e deve receber. É uma energia poderosa, que pode ser aplicada em humanos, animais, nas nossas casas e ambientes”, ressalta a terapeuta holística Emanuela aparecida Gonçalves, que aplica a técnica há 7 anos.

            Ainda que em alguns casos seja visto como mística, o entendimento da técnica é de que a energia universal está disponível para todos, portanto, com treinamento, qualquer um pode aplicá-la. O curso de reiki é dividido em níveis (I, II, III e Mestrado), e a partir do I já é possível a autoimposição de mãos – ou seja, você aplicando em você mesmo.

            Veja quais são os chacras

            O corpo humano possui 7 chacras principais. O 1º é o Básico, nas suprarrenais, que é de crescimento, sobrevivência e energia. O 2º é o Sacro, nas gônadas, com a energia sexual e reprodução. O 3º é o Plexo Solar, no pâncreas, trabalhando personalidade, vitalidade, paz, harmonia e autoestima.

            O 4º é o Cardíaco, no timo, com foco em amor incondicional, união e sistema imunológico. O 5º é o Laríngeo, na tireoide, responsável pela comunicação, iniciativa e expressão. O 6º é o Frontal, na glândula pituitária, que é da intuição, raciocínio lógico, harmonização e também conhecido como terceiro olho. E, por fim, o 7º é o Coronário, na glândula pineal, que traz conexão espiritual, plenitude e fortalecimento na fé.

            O alinhamento de chacras é feito em cada glândula, promovendo seu equilíbrio. É como se a energia ficasse retida e o reiki a repusesse, fazendo circular e gerando benefícios para todo o organismo, melhorando o estado geral. “A pessoa quando está com um diagnóstico de câncer, o reiki ajuda a fortalecer sua mente e corpo. Às vezes não consegue ver maneiras ao seu redor de como batalhar contra a doença”, contextualiza a terapeuta Emanuela.

Fontes: Emanuela aparecida Gonçalves, terapeuta holística

Instituto Reikiano