Auriculoterapia colabora para equilíbrio físico e mental; técnica é aplicada na orelha
Uma das técnicas inspiradas na Medicina Chinesa, a auricoloterapia estimula pontos da orelha para alívio de dores físicas, emocionais, proporcionando equilíbrio e bem-estar. E o interessante é que pode beneficiar desde bebês até idosos.
Como Técnica Integrativa Complementar, tem o potencial de colaborar em tratamentos e na promoção da qualidade de vida. É derivada da acupuntura. No entanto, enquanto a acupuntura utiliza pontos espalhados por todo o corpo, a auricoloterapia se concentra no microssistema da orelha. Cada ponto está relacionado à um órgão.
Mas o princípio é o mesmo: exercer pressão em pontos específicos, tratando problemas como ansiedade, dores de cabeça, dores musculares, depressão, insônia, desequilíbrios, entre outros. Como terapia, é usada para complementar o tratamento de doenças e distúrbios. Pode ser aplicada com agulhas, sementes de mostarda, laser, massagem e esferas metálicas, por exemplo.
O primeiro passo é buscar um profissional capacitado, que vai fazer uma avaliação. Que, conforme as queixas do paciente, faz a aplicação nos pontos necessários. O instrumento é posicionado pelo profissional. Dependendo de qual for utilizado, deve permanecer uma quantidade de tempo – as agulhas e sementes podem ficar por alguns dias, estimulando.