Conheça 5 alimentos para dar uma forcinha no bom funcionamento do intestino
Fundamental para a regulação e funcionamento adequado de todo o organismo, devemos ter um olhar especial para nosso intestino. Nesta linha de ação, as escolhas alimentares ajudam a garantir o bom trânsito intestinal.
Este órgão é o lar de cerca de 100 trilhões de microrganismos, entre bactérias, fungos e vírus. Além da função mais conhecida de digestão e absorção de nutrientes, impacta no sistema imunológico e saúde mental. Junto com uma dieta equilibrada, conheça 5 alimentos que podem dar uma forcinha no bom funcionamento do intestino:
1 – Feijão: O par perfeito do arroz, forma um dos pratos característicos brasileiros. É excelente fonte de proteína vegetal e também de fibras solúveis. Somando aos seus componentes nutricionais, favorece a microbiota intestinal e controla a inflamação.
Dentro da família das leguminosas, ervilha, grão-de-bico e lentilha também são bons substitutos para estes mesmos benefícios.
2 – Aveia: Este cereal tem fibras solúveis, que agem com funções prebióticas e probióticas, ou seja, servindo tanto de alimento para as bactérias do intestino como parra o equilíbrio de seu funcionamento.
3 – Ameixa: Com bastante fibras e poucas calorias, a ingestão da fruta é uma das que tem potencial de inibir o crescimento de bactérias ruins e ser favorável para as boas. Outras frutas que são boas opções são o mamão, abacate, maçã e laranja.
4 – Folhas: Além da presença de bastante quantidade de água, são ricos em fibras. Você pode variar e escolher àquela de sua preferência: couve, rúcula, alface, espinafre, acelga, agrião… Eles conseguem passar o trato digestório quase em sua totalidade, encorpando o bolo fecal e trânsito intestinal.
5 – Iogurte: Em especial as versões mais naturais e com poucos aditivos e conservantes são aliadas para a saúde intestinal. É um alimento probiótico, que ajuda no equilíbrio da microbiota.
Dica bônus: Lembre de ingerir a quantidade de água recomendada diariamente, mantendo a hidratação do organismo. Isto também dá uma mãozinha para o bom funcionamento intestinal! Além de garantir benefícios para todo o corpo, a falta de água prejudica o intestino e impacta na absorção de nutrientes.