Além de bem-estar, esfoliação corporal e facial ajuda na renovação celular
Esfoliar é um daqueles procedimentos que revigoram a pele e dão sensação imediata de bem-estar. Pele lisinha, macia, brilhosa e um monte de células mortas indo embora. Mas, e esfoliar a pele é saudável? O que posso esperar ao adquirir este hábito?
E a resposta simples é: sim, é saudável esfoliar a pele. Ela é responsável pela renovação das células, removendo as células mortas e estimulando a produção de novas. Aumenta a circulação sanguínea, ajuda a eliminar toxinas da pele e desobstrui poros. Com isso o aspecto é de mais vitalidade.
Já a resposta completa envolve o entendimento do seu tipo de pele e a frequência do procedimento. Isto porquê o excesso pode levar à outro extremo, com pele sensível, irritada ou ressecada. Via de regra, a indicação é de, para peles normais e secas, uma vez por semana ou quinzenalmente; já as oleosas e sensíveis, até duas vezes na semana. E fica a dica: o esfoliante para o rosto e corpo nem sempre podem ser os mesmos, visto a pele da face ser mais sensível.
A esfoliação pode ser química ou física. A primeira é feito com produtos químicos, já a segunda acontece pela abrasão de produtos com grânulos (como o açúcar, buchas e café), em movimentos suaves circulares. Quando pensamos no rosto, é importante para eliminar impurezas nos poros e que impede a ação eficiente de demais tratamentos da pele, como a hidratação. Também, ajuda para evitar cravos e espinhas. No corpo, é uma aliada contra pelos encravados.
Ainda que seja recomendada, vale entender que ela é mais uma etapa rumo a uma pele saudável, mas que se atém à superfície. Ou seja, uma alimentação adequada, hidratação e manter demais indicações do seu médico é fundamental.