Já ouviu falar da Moxabustão? Conheça agora esta técnica da medicina chinesa
As técnicas que a Medicina Chinesa utiliza são vastas e vão além da já conhecida acupuntura. Via de regra, este ramo milenar da medicina oriental tem um entendimento amplo do ser humano. Uma destas técnicas é a Moxabustão (ou moxaterapia), que utiliza o calor gerado pela planta Artemísia para ativar pontos e meridianos do corpo.
Sã mais de 1500 pontos que podem ser ativados de diversas maneiras – como com agulhas e compressão, por exemplo. Nesta técnica, consiste em aquecer direta ou indiretamente regiões ou pontos de acupuntura através da queima da erva, utilizando as propriedades terapêuticas do calor para melhorar o organismo.
Como é aplicada
Ela é realizada ao acender o bastão enrolado com ervas medicinais. Na sequência, é aproximado dos locais estabelecidos, por cerca de 5 minutos cada. Assim como outras técnicas, deve ser aplicada por profissional habilitado que também está apto a indicar ou não a Moxabustão.
De modo geral, a técnica promove um reequilíbrio e fluxo das energias, melhorando a saúde do indivíduo como um todo. Por atuar tanto no bem-estar físico quanto mental e emocional, é indicada em casos que vão desde dores de cabeça, nas costas, ansiedade e estresse até dores musculares e crônicas.
Em geral uma sessão leva 40 minutos e a frequência e número de sessões depende de cada caso.